MEU GRITO ECOA ANCESTRAL
Maria Maranhão
Entonces gritamos fuerte
para despertar la memoria
de nuestra fuerza ancestral
para cambiar esta historia.
Pois gritemos em alto brado
pra que desperte a memória
de nossa força ancestral
pra mudar esta história.
(Letra completa anexo a esta nota)
Assim começou o penúltimo encontro do Curso Latino Americano de Formação Pastoral (CESEEP). Um grito do presente, em alusão direta ao grito dos excluídos. Memória do grito dos ancestrais. Ambos por justiça, por solidariedade, por vida em abundância.
O assessor Silvio Caccia Bava trouxe um panorama da situação socioeconômica e as pandemias como consequência do descaso com a vida da população. Interesses econômicos estão acima do bem estar da população, um sistema opressor que permite e promove a exploração de um pequeno grupo sobre a maioria da população e destruição do planeta com legitimação vinda dos poderes legislativo e executivo dos diferentes países.
Com o tema Desafios para os governos progressistas, movimentos sociais e partidos políticos diante das medidas de isolamento social, trouxe provocações e interrogações ao grupo de cursistas presentes: Como enfrentar as causas das pandemias? Como nos preparamos para as novas pandemias?
O retorno foi de mais desafios diante da situação pandêmica e do que se será a situação de pós pandemia. Mas há algumas certezas em suas falas, como por exemplo: será preciso ter muita coragem para mudar o sistema capitalista e tudo o que nele está embutido: acumulação de bens, exploração de pessoas, negacionismo etc… Será preciso ter projetos de vida e de sociedade para aglutinar pessoas e grupos, em seus territórios e em nível mais amplo, para se operar mudanças.
Associado à responsabilidade de se trabalhar a conscientização sobre a realidade e a necessidade de luta por mudanças, está a urgência em cuidar e acolher as vítimas da pandemia, que tiveram a situação de fome e de pobreza agravada.
Saem deste encontro, cada uma e cada um, com a certeza de que algo pode ser feito, de que há brechas e que qualquer mudança virá do trabalho da militância pastoral e social numa luta articulada em favor de vida digna para TODAS as pessoas.
O curso, oferecido pelo CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular e é coordenado pelo Prof. Cremildo Volanin, teve início no dia 01/08 e tem término previsto para o dia 02/09/22. Tem como tema central CUIDAR, CONSOLAR E RESISTIR EM MEIO À PANDEMIA: DESAFIO PARA AS IGREJAS E MOVIMENTOS SOCIAIS.