Fé e cidadania: não levantar falsos testemunhos – Vanin Martins

O falso testemunho é tão antigo quanto à história da humanidade. Moisés foi vítima de tantos falsos testemunhos. Diante de Deus, refletindo sobre as leis que deveriam governar seu povo incluiu NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO. Hoje contamos com o auxílio da mídia para espalhar mais rapidamente o falso testemunho contra quem quiser. Esta prática recebeu o nome de FAKE NEWS= FALSAS NOTICIAS.

Jesus deixou bem claro: “37 Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do Maligno.» Mt 5,37. São pessoas malignas que vivem destruindo a verdade e as pessoas.

Os sacerdotes condenaram Jesus por falsas testemunhas: “59 Ora, os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum falso testemunho contra Jesus, a fim de o condenarem à morte”. 60 E nada encontraram, embora se apresentassem muitas falsas testemunhas. Por fim, se apresentaram duas testemunhas, 61 e afirmaram: «Esse homem declarou: ‘Posso destruir o Templo de Deus, e construí-lo de novo em três dias. Mt 26,59-61”.

Os que querem manter-se no poder político, jurídico ou religioso por interesses próprios são os que mais usam do falso testemunho. O mais triste é ver pessoas de bem, ficarem iludidas e se identificarem com os autores da mentira proclamada.

` E os falsos testemunhos quotidianos “pequeninos”, dentro do próprio lar?

Para a transformação social precisamos da verdade e da transparência. Jesus é bem claro: “32 conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês.» João 8,32.

Padre José Vanin Martins 

2019-02-07T11:42:58+00:00

Deixe um Comentário