NOVA CONFIGURAÇÃO URBANA – ESPAÇOS MÓVEIS E REDES VIRTUAIS – UM DESAFIO PASTORAL
Data: 03 de agosto a 26 de setembro de 2014 |
As redes virtuais geram novo tipo de relações pessoais e sociais. Com a explosão da “comunicação generalizada”, a internet, com suas diversas redes e conexões, passa a ser um ambiente e uma ferramenta também para as práticas religiosas e pastorais.
Em paralelo, a explosão da comunicação móvel promove a reconfiguração dos espaços físicos nas cidades; e conecta as pessoas aos conteúdos na Internet. Neste sentido, as redes virtuais são antiespaciais e alteram a distribuição do espaço urbano.
As relações entre os indivíduos e destes com os lugares se modificam e a fronteira entre real e virtual se desvanece.
O curso examinará como as pessoas passam a encontrar uma oferta religiosa e pastoral não apenas em espaços físicos, mas também na religiosidade existente nas redes virtuais.
Esse fenômeno é ilustrado, no ambiente eclesial e pastoral, por inúmeros serviços religiosos virtuais, em que o fiel experiencia sua fé por meio de sistemas online.
Abre-se amplo leque de informações, mobilizações em busca de cidadania planetária, sem oferecer, no entanto, a experiência duma comunidade concreta e real.
Surgem, assim, importantes desafios, para as igrejas e suas pastorais voltadas para as redes virtuais e para os espaços móveis: Como garantir, em cada país, direitos iguais para todos, de modo particular no campo das redes virtuais? Como responder à busca de sentido e espiritualidade por vezes superficial na sociedade virtual? É possível superar o distanciamento das pessoas em relação às Igrejas e comunidades físico-espaciais? Como educar para a utilização dessa importante ferramenta com seus blogs, fóruns e home Pages, para o trabalho pastoral e religioso e para uma atuação cidadã? Como se posicionar, critica e pastoralmente, frente às múltiplas ofertas virtuais no combate ao consumismo desenfreado e às ofertas religiosas?
No curso ESPAÇOS MÓVEIS E REDES VIRTUAIS serão abordadas as políticas educacionais, culturais e religiosas em nossas sociedades.
O Curso combina a partilha e análise das práticas sociais e pastorais dos seus participantes vindos de diferentes países da América Latina, do Caribe e da África, com instrumentos teóricos para melhor compreender o fenômeno das redes virtuais no contexto urbano. Partindo da contribuição das ciências sociais, oferece aprofundamento bíblico e teológico, além de estágios e contatos com pastorais sociais, ONGs e iniciativas das igrejas cristãs, movimentos populares e poderes públicos frente aos desafios que envolvem as redes virtuais e os espaços móveis no contexto urbano.