CORPO-TERRITÓRIO E GÊNERO:
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE / HAGA CLIC AQUÍ Y REGÍSTRESE
CLICK AQUÍ PARA LEER EN ESPAÑOL
Apresentação
O Curso Latino-americano de Pastoral e Relações de Gênero, no ano de 2023, após dois anos na modalidade online, retorna no formato presencial. Foram dois anos de muitos aprendizados e desafios a serem enfrentados para se fazer chegar à formação, a troca de saber e pudemos nos manter conectados em uma rede de solidariedade que não pode se soltar nunca. Vamos nos descobrindo a cada curso, a cada encontro e a cada momento, é um processo contínuo uma roda, um ciclo vivo que nos mantém fortes e atuantes para resistir à toda opressão.
O desafio que está posto é a relação corpo-território. Esta é mais que um conceito, é um dado da realidade que iremos trabalhar no curso de Pastoral e Relações de Gênero de 2023. Entendemos que o corpo vai além de seu aspecto biológico, e sim corpo como construção social, corpo como parte integrante e ativa do seu chão, corpo que luta contra o extrativismo de si e de seu território. Corpo que têm suas identidades múltiplas, sexualidades, etnias, anseios e que constrói, a partir de seu território um lugar de vida e esperança através do mutirão e da busca por direitos.
Para nos aprofundarmos nessa questão, caminharemos a partir das seguintes abordagens: a começar pela visão decolonial do conceito corpo-território, como as pessoas podem se entender e coexistir com a sua diversidade em seu território e fazendo dele um espaço seguro. Juntamente com isso, adentrarmos aos avanços do feminismo comunitário, uma vertente nascida nas comunidades originárias da Bolívia, que buscam a partir da luta das mulheres e comunidades tradicionais e suas características próprias, das suas culturas e identidades territoriais uma sociedade do Bem-Viver.
Buscaremos ainda compreender a questão dos Direitos Humanos em sua complexidade: Direitos para quem? De quais corpos e em quais territórios estamos tratando quando falamos em Direitos Humanos? Na atualidade nos força a ter clareza sobre para quem os direitos à vida devem ser mais contundentes. Abordaremos os diferentes territórios e suas lutas, desde o urbano, ao campesino e as comunidades indígenas, passando a destrinchar os nós que o neoliberalismo enrosca nesses corpos-territórios. Dentro da temática, se faz urgente e necessário apontar a relação do racismo ambiental que existe e se entrelaça nas frestas territoriais muitas vezes normatizando a própria violência e desigualdades.
Por fim, teremos uma mesa riquíssima para dialogar com ativistas, pesquisadores e religiosos para compreender a complexidade do corpo no Brasil de 2023, pensando temas como religião, encarceramento, sexualidade, juventude e as questões de moradia.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE / HAGA CLIC AQUÍ Y REGÍSTRESE
CONTATOS:
E-mail: genero@ceseep.org.br / ceseep@ceseep.org.br
Telefone: (0xx11) 3105-1680 / (+55 11 91315-6985 WhatsApp)
Valores: R$ 2.474,00 (Brasil) ou 495,00 dólares (demais países)
Forma de pagamento: depósito / transferência em conta corrente do CESEEP, cartão de crédito (à vista ou parcelado, com acréscimos da financiadora), boleto, Pix.
TEMAS E ASSESSORES:
- Espiritualidade Libertadora – Cecilia Franco
- Participação cidadã e democrática através da metodologia educacional de Paulo Freire – Mariana Pasqual – CDHEP
- Gênero e espiritualidade: o direito à pertença religiosa – Angelica Tostes (CESEEP)
- Introdução ao Ecumenismo e ao diálogo interreligioso – Wagner Sanches – PUC-SP
- Introdução: Costurando conceitos: as questões de gênero e corpo-território – Nilda de Assis Candido (CESEEP).
- Protagonismo da diversidade de gênero: resistência diante da violência e luta pelo direito à vida – Bianca Daebs (CESE)
- Direitos humanos para quem? Corpos e territórios em disputa nas periferias de Salvador – Bianca Daebs – (CESE)
- Colonialidade e gênero: visões decoloniais do corpo – Renata Reis e Natália Blanco – SOF
- Pastoral e Relação de Gênero: corpo da mulher no espaço das Igrejas – Daiane Zito (Assessora de Pastoral)
- Corpo e território: a questão trabalho para a mulher negra e periférica – Claudia Luna (advogada)
RODA DE CONVERSA:
Pastoral Afro: Simone Oliveira
Carcerária: Mariana Santos
Diversidade de Gênero: comunidades de fé: Rev. Alexya Salvador
Pastoral de rua: Ana Maria Alexandre
Corpo e território:
Boa noite amigas -amigos vocês estão bem espero que sim na graça de Deus feliz natal para todos e próspera ano novo para todos nós com saúde paz respeito esperança que tudo possa ser diferente amor a vida e com educação de qualidade para todos vomos ser feliz beijos para todos 🌵🌵❤️❤️🌻🌻