“Tudo, tudo, tudo, tudo que nóis tem é nóis” – Emicida
O Curso Latino-Americano de Pastoral e Relações de Gênero, em 2025, terá como tema “Nós por nós: Solidariedade Popular na construção da Justiça de Gênero”. Seu objetivo fomentar uma análise crítica das interseções entre teologia, gênero e economia. Com um enfoque particular nas dinâmicas sociais que moldam a luta por justiça e emancipação das comunidades marginalizadas, o curso quer ser espaço de articulação para movimentos sociais, pastorais e acadêmicos que estão na linha de frente da luta por transformação socioambiental, com foco na justiça de gênero.
Em colaboração com o Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST, o curso será realizado de 10 a 21 de março, buscando engajar os participantes numa profunda reflexão e ação prática.
Inspiradxs pela força da solidariedade coletiva expressa na canção-poema “Principia” de Emicida, onde ele afirma: “Tudo, tudo, tudo, tudo que nóis tem é nóis”, reconhecemos a importância da união e da ação conjunta na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Este espírito de coletivo e resistência está no cerne das discussões e atividades propostas.
Refletir sobre as interseções entre teologia e questões socioeconômicas é essencial para compreender como o fundamentalismo religioso sustenta estruturas de poder vinculadas ao capitalismo. A luta de classes tem um impacto direto nas relações políticas, comunitárias e até mesmo na visão teológica de Deus, tornando necessário um trabalho teológico que organize a resistência nas comunidades e igrejas periféricas.
Ao invés da “solidariedade S.A.”, que reforça relações hierárquicas e caridade vertical, o curso se baseia na solidariedade popular, uma prática horizontal, onde todos participam ativamente, compartilhando e recebendo. Essa forma de solidariedade, inspirada na educação popular, é promovida por coletivos e movimentos sociais que constroem relações orgânicas, fortalecendo a justiça social e o empoderamento mútuo.
PROGRAMAÇÃO
BRASIL/ARGENTINA: 19:30 – BOLÍVIA: 18:30 – CUBA: 17:30 – MÉXICO: 16:30
10/03 – Solidariedade Popular e Justiça de Gênero – Angelica Tostes
12/03 – Fundamentalismo religioso e econômico: a luta de classes e a teologia – Jung Mo Sung
14/03 – A teologia feminista do cotidiano das mulheres – Ivone Gebara
17/03 – Trabalho, Antirracismo e Justiça de gênero: Lutas e resistências – Rudiel Paneque (CMLK)
19/03 – Bíblia, Solidariedade e Libertação: hermenêuticas feministas para os dias de hoje – Lidia Maria (KOINONIA)
21/03 – Partilha de Práticas SEFRAS: Solidariedade e a população trans em situação de rua – Vinícius Fabreu (SEFRAS) e companheirxs atendidxs pelo projeto
Valor: R$50 (Brasil) ou US$10 (demais países)
FORMA DE PAGAMENTO: Pela chave PIX ou Transferência bancária.
- Chave PIX = 52.027.398/0001-53
- Transferência bancária: Banco Itaú S/A Agência: 0251 Conta corrente: 34.305-9 CNPJ: 52.027.398/0001-53 – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular
Contatos – E-mail: genero@ceseep.org.br; ceseep@ceseep.org.br
Telefone: CESEEP (0xx11) 3105-1680 / Celular: +55 11 91162-5544 (WhatsApp)