Jesus divisor de águas por Padre José Vanin Martins

Jesus foi um divisor de águas. A partir dele ninguém mais pode deixar de lado o empobrecido e injustiçado. Ele assumiu a causa de todos eles. Vejamos.

Aceitou Zaqueu, o rico,  como seu amigo e registrou sua decisão generosa de dar metade de seus bens aos pobres e restituir quatro vezes mais os que ele tinha roubado. Lc 19,1-9.

Colocou para o jovem rico como condição para ser seu discípulo que vendesse seus bens e distribuísse entre os pobres para depois poder seguí-lo. Lc 18,18-23.

Em Lucas deixou claro qual a felicidade do empobrecido e a infelicidade do rico. Lc 6,20-26.

Contou a parábola de Lazaro que esperava comer as migalhas que sobrassem do rico, ele foi para o seio de Abraão e o rico para o inferno e revelou o ABISMO que existe entre ricos e pobres.  Lc 16,19-31.

Contou também a parábola do JULGAMENTO FINAL, onde os que atenderam as necessidades dos empobrecidos foram salvos e os demais condenados. Mt 25,31-46.

Denunciou a falsa religiosidade do sacerdote e seu ajudante que vindos do templo desviaram-se do que fora roubado e maltratado e proclamou a compaixão  do samaritano que atendeu às necessidades do abandonado.  Lc 10,25-37.

Ficou registrado nos evangelhos por seis vezes a ordem de Jesus para seus discípulos resolverem o problema da fome do povo que o seguia:-

1-2 e 3  «Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer.»  Mt 14,16Mc 6,37 e Lc 9,13.

4 e 5  Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo, e não tem nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desmaiem pelo caminho.» … «Quantos pães vocês têm?» Mt 15,32-34Mc 8,1-5.

6-  Então Jesus disse a Filipe: «Onde vamos comprar pão para eles comerem?» 6 Jesus falou assim para testar Filipe, pois sabia muito bem o que ia fazer. 7 Filipe respondeu: «Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.» 8 Um discípulo de Jesus, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9 «Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, o que é isso para tanta gente?»

            COMO NÓS NA IGREJA TRABALHAMOS ESTA ORIENTAÇÃO DE JESUS?

2018-08-06T16:21:52-03:00

Deixe um Comentário