História Conhecer a história Refletir sobre a história Registrar a história | Realidade Conhecer a realidade Refletir sobre a realidade Operar mudanças na realidade |
Assim trabalha o padre José Oscar Beozzo, como pastor de sua comunidade, professor na universidade, assessor nas comunidades e movimentos sociais, coordenador do CESEEP, escritor e/ou organizador de vários livros e historiador apaixonado especialmente pela História da Igreja.
Nascido em Santa Adélia-SP, em 14 de janeiro de 1941, foi ordenado padre há 60 anos, com formação na Itália, na França e no Brasil. Mestre em Sociologia da Religião (Université Catholique e Louvain-Bélgica) e doutor em História Social (USP-Brasil). Tem vasta produção bibliográfica, especialmente na área de História da Igreja.
Participou da criação de muitos centros e institutos na América Latina e Caribe, incluindo o CESEEP (Brasil), sempre na perspectiva de oferecer formação a lideranças religiosas e sociais e se empenhou no registro das ações para que os sujeitos fossem reconhecidos como parte da história, com força para nela interferir.
Dentre as ações de que mais tem apreço quando se apresenta é a ser Vigário da Paróquia São Benedito, na Diocese de Lins-SP. Quando foi chamado para ser coordenador do CESEEP, o bispo, à época, o liberou para a tarefa desde que continuasse com a responsabilidade da paróquia, para onde viajava todos os finais de semana. Outro pedido do bispo foi o de continuar o Curso Bíblico Ecumênico da Diocese de Lins, assumido como parceria pelo CESEEP (onde ele é coordenador geral), desde sua criação.
Pe. Beozzo passou por problemas sérios de saúde (2018-2020), mas recuperou-se e continua firme e forte na Paróquia São Benedito, nas atividades acadêmicas e de assessoria nas pastorais e movimentos sociais e, especialmente, na coordenação geral do CESEEP.
A equipe do CESEEP é profundamente agradecida por seu trabalho e apoio nas atividades de formação e o PARABENIZA PELOS 60 ANOS DE SACERDÓCIO.
Deus lhe conceda muitos anos de vida, com saúde e esperança, para continuar sua luta em favor dos pequenos, vulnerabilizados e empobrecidos do mundo.