A Equipe e Direção do CESEEP unem-se à dor da Família dos Missionários de São Patrício, na partida do nosso querido irmão Pe. Jaime Crowe.
Louvam, ao mesmo tempo, a Deus e à sua Congregação pelo seu testemunho de evangélico serviço ao povo do Jardim Ângela.
Pe. Jaime é um exemplo para todos nós, pois exerceu seu ministério com coragem, desprendimento e profetismo.
Abraço saudoso a ele, que descansa em Deus, a seus familiares, à sua Congregação e ao povo do Jardim Ângela, ao qual dedicou sua vida.
Foi ao longo de mais de três décadas amigo e entusiasta apoiador do Curso de Verão do CESEEP. Gratidão, Pe. Jaime.
Transcrevemos, para memória desse grande missionário e valente defensor do povo da periferia de São Paulo, o comunicado do seu falecimento.
Pe. José Oscar Beozzo
Coordenador geral do CESEEP
São Paulo, 20 de fevereiro de 2023
20/02/2023 – falece em Limerick, na Irlanda, de parada cardíaca, aos 77 anos, padre James Crowe (padre Jaime), membro da Sociedade dos padres missionários de São Patrício – SP.
Ele nasceu em Clare, Irlanda, em 07 de março de 1945. Ordenado presbítero em 06/04/1969. Foi designado para vir como missionário ao Brasil em novembro de 1969. Trabalhou desde sua chegada ao Brasil até 1986 na cidade de Embu das Artes, na paroquia Nossa Senhora do Rosário, no Jardim Santa Emília, onde iniciou a organização das primeiras Comunidades Eclesiais de Base – CEBs. Também foi grande incentivador da Pastoral Operária e da criação da Comissão de Direitos Humanos na região sul de São Paulo, dando origem ao CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo.
Foi depois transferido com padre Eduardo para a Paroquia dos Santos Mártires, no Jardim Ângela e Jardim São Luís, no extremo da zona sul paulistana onde lutou contra a violência que atingia principalmente os muito pobres na região.
Esteve profundamente sintonizado com a teologia e missão do cardeal Paulo Evaristo Arns. Havia comunhão profunda de projetos e ação transformadora pautada no Evangelho de Jesus.
Tirou o Jardim Ângela da posição de um dos lugares mais violentos do mundo. Em 31 de maio de 2021, após 35 anos de sua vida muda-se para tratamento médico para sua pátria.
Foi um articulador do povo em favor da justiça e da paz. Realmente era um homem justo que fez brotar vida em meio a tanto sofrimento e mortes. Um semeador de esperanças.
Recebeu inúmeras comendas por sua ação decidida em favor da paz articulando rede imensa de comunidades e diálogo fecundo com autoridades civis, policiais, comerciantes, movimentos populares, enfim, forjando o cuidado do povo, como pastor e amigo de todas as horas.
Embora seu sobrenome em inglês seja traduzível por corvo, nosso querido e inestimável padre Jaime Crowe, na Zona sul paulistana, cumpriu fielmente o papel da pomba da paz que depois do dilúvio voltou com o ramo de oliveira para a Arca de Noé.
Seu prenome é James que em portugués se traduz por Tiago. Ele, vindo da Irlanda, foi um Tiago peregrino e profeta nas ruas da periferia abrindo caminho nas marchas pela paz contra as armas e os esquadrões da morte.
Agora Jaime fica no colo do Divino Pai Eterno intercedendo por quem tanto amou.
Ora pro nobis, James.
Deus cuide de você que é tão amado pelo povo do Brasil com sorriso e espírito irlandês.
Em irlandês:
Dia aire a thabhairt duit a bhfuil grá an oiread sin do mhuintir na Brasaíle le gáire agus spiorad Éireannach.
CARTA DE DESPEDIDA