É com profunda dor e indignação, que recebemos a notícia da brutal execução da vereadora Marielle Franco, jovem liderança negra da comunidade da Maré no Rio de Janeiro, quando saia de um evento na Lapa: Jovens Negras movendo as estruturas.
Queremos expressar nossa solidariedade à sua família, à comunidade da Maré, ao movimento negro e ao seu partido, o PSOL, assim como à família do motorista Anderson Pedro Gomes que a conduzia e que foi igualmente assassinado.
Neste ano eleitoral, em que o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular/CESEEP consagrou seu Curso de Verão à Política: ÉTICA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA A SERVIÇO DO BEM COMUM, no intuito de suscitar jovens lideranças para este nobre serviço à vida pública, assistimos chocados à onda de desqualificação desta vocação e agora à eliminação física de pessoas com mandato popular.
Isso só reforça nosso compromisso com pessoas, movimentos e instituições dedicadas a construir uma sociedade mais justa, único caminho para se superar a violência, na construção da paz, como apontava o profeta Isaias: O fruto da justiça é a paz (Is. 32, 17) e como propõe a Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Superação da Violência.
Pe. José Oscar Beozzo, coordenador geral do CESEEP.