O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) manifesta sua solidariedade ao povo de Cuba diante das permanentes medidas ilegais de bloqueio econômico impostas pelo governo dos Estados Unidos e repetidamente condenadas pela Assembleia geral das Nações Unidas. O bloqueio segue impactando diretamente as condições de vida, a soberania e a dignidade do povo cubano.
Reafirmamos nosso compromisso histórico com a autodeterminação dos povos, com a justiça entre as nações e com o direito de cada país construir seu próprio caminho político, econômico, social e cultural, sem interferências externas que provoquem sofrimento à população civil.
Cuba tem sido uma parceira histórica na caminhada do CESEEP, especialmente por meio do diálogo e da cooperação com organizações ecumênicas irmãs, como o Centro Memorial Martin Luther King Jr., o Kairós Cuba, o Centro Oscar Arnulfo Romero e a Compañía de Jesús – Centro Loyola. Essas relações são construídas a partir da educação popular, do compromisso com os territórios, da fé vomprometidaplicada com a justiça social e da solidariedade entre os povos latino-americanos e caribenhos.
As políticas de bloqueio e sanções econômicas aprofundam desigualdades, limitam o acesso a recursos essenciais e atingem, sobretudo, as famílias, as comunidades e os setores mais vulnerabilizados da sociedade.
Como organização comprometida com a educação popular, o diálogo ecumênico e a justiça social, nos somamos às vozes internacionais que defendem a vida, a soberania e a dignidade do povo cubano.
Que deixem Cuba viver.
Seguimos em solidariedade internacionalista, fortalecendo laços entre os povos, na certeza de que a vida, a dignidade e a justiça devem estar acima de qualquer projeto de dominação.
CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular



