Para acessar a nota em PDF clique aqui
O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CEESEP, fundado em 1982, tem por objetivo prestar serviços à evangelização e educação popular no campo da formação de lideranças de comunidades das diferentes Igrejas cristãs e dos movimentos sociais. Foi idealizado por um grupo de padres, pastores e pastoras, bispos, biblistas e cientistas sociais. Inspira-se na proposta de Educação Popular desenvolvida pelo educador Paulo Freire, visando colaborar com os movimentos populares, pastorais sociais, comunidades eclesiais de base e Igrejas no acompanhamento de seus compromissos diaconais e missionários.
O CESEEEP nasceu com a marca do ecumenismo, pois considera o movimento ecumênico como um sopro do Espírito na história, indicando o caminho da unidade desejada por Jesus de Nazaré (cf. Jo 17,21), e assumida pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II. Com o passar dos anos, o CESEEP tem se dedicado também a refletir sobre o diálogo inter-religioso, ampliando o olhar em relação a todas as religiões.
Seu âmbito de atuação se estende a toda a América Latina e ao Caribe e, nos últimos anos, tem alcançado também alguns países da África.
O CESEEP oferece cursos presencias e à distância e, nesse tempo de isolamento social, em virtude da Pandemia pelo COVID-19, está oferecendo todos os cursos no formato on line. O Curso de Verão, que teve sua 34ª edição neste ano, sempre incluiu em seus conteúdos, para estudo, reflexão e ligação com as práticas de solidariedade e apoio aos mais pobres, o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, incluindo as ecumênicas, que acontece neste ano, com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”.
Por seu trabalho de formação destinado especialmente a lideranças jovens, de modo especial no Curso de Verão, além do apoio das comunidades locais, de agências de cooperação, ligadas a Igrejas em diversos países, o CESEEP tem recebido, nos últimos anos, o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, administrado pela CNBB, com recursos arrecadados anualmente pela Campanha da Fraternidade. Essa importante contribuição tem sido destinada a oferecer bolsas de inscrição a cursistas jovens, em especial do Nordeste e da Amazônia, que não têm condições financeiras de arcar com todas as despesas de participação no curso.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, reúne Igrejas cristãs e diversos organismos ecumênicos, entre eles o CESEEP, os quais vem sofrendo ataques violentos por parte de grupos que não aceitam a busca da unidade entre os cristãos e nem que as Igrejas assumam posições proféticas em relação a questões sociais, econômicas e políticas ou reflitam sobre o respeito à dignidade humana e às diversidades e apoiem as causas de grupos discriminados em razão de sua cor, raça ou orientação sexual.
Por esta razão, o CESEEP:
- Apoia o CONIC e se solidariza com suas Igrejas e sobretudo com as pessoas do seu presidente, Pastor Inácio Lemke, e de sua secretária geral, Pastora Romi Bencke, em virtude de sua importante contribuição e testemunho na caminhada ecumênica das Igrejas cristãs no Brasil;
- Apoia a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, por tratar de temas sensíveis e importantes, não apenas às/aos cristãs/aos, mas a todas as pessoas que trabalham por um mundo mais justo e solidário, com sentimento de compaixão e generosidade para com todos os seres humanos, especialmente os que precisam de cuidado e atenção, pela sua condição de exclusão e vulnerabilidade social;
- Repudia toda manifestação de discriminação, ódio, calúnia, ameaças e discórdias semeadas no seio das comunidades com informações distorcidas e falsas.
- Renova:
a) o compromisso ecumênico de anunciar o Reino de Deus e de construir a unidade entre as Igrejas cristãs e entre todas as pessoas;
b) o desejo de que a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano ajude a construir a fraternidade e a diálogo entre os cristãs/aos e todas as pessoas de boa vontade;
c) a esperança de que a discórdia e os discursos de ódio, deem lugar ao entendimento e ao amor.
Por fim, o CESEEP repudia quaisquer atitudes que discriminem pessoas, que lutam em favor do bem comum, que incitem a violência e disseminem a divisão.
São Paulo, 17 de fevereiro de 2021.
Diretoria do CESEEP
Presidente: Padre Benedito Ferraro – católico romano
Vice-presidente: Pastor Claudio de Oliveira Ribeiro – metodista
Tesoureira: Pastora Haidi Jarschel – luterana
Secretário: Prof. Wagner Lopes Sanchez – católico romano