Notas

Nota do Obsertório Eclesial em defesa da CF Ecumênica 2021

Em defesa da Campanha Fraternidade Ecumênica 2021

Em defesa do empenho ecumênico da Igreja Católica

            Nós, leigos, leigas, religiosos, religiosas e padres, membros do Observatório Eclesial Brasil, queremos nos manifestar em defesa da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 (Fraternidade e diálogo: compromisso de amor) e em apoio ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e às pessoas que participaram da organização da campanha.

            Grupos católicos integristas, na contramão dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, atacam a V Campanha da Fraternidade Ecumênica fazendo afirmações injuriosas e que distorcem fatos e o texto-base e demais documentos da campanha.

            Esses grupos negam todo o processo de inserção da Igreja Católica no movimento ecumênico inaugurado pelo Papa João XXIII e assumido pelo Concílio e por todo o magistério pós-conciliar. Desta forma, esses grupos rejeitam o rico diálogo fraterno que nos últimos sessenta anos tem dado testemunho do empenho ecumênico em resposta ao apelo de Jesus no Evangelho de João: “Que todos sejam um” (17,21). Além disso, se colocam acima do magistério e como os únicos que têm a chave da interpretação da doutrina católica.

            A Igreja Católica brasileira, inspirada pelo Concílio, tem envidado muitos esforços para favorecer o diálogo com as igrejas cristãs. A fundação do CONIC no ano de 1982, com a participação da Igreja Católica brasileira, é um dos sinais dos tempos da caminhada ecumênica no Brasil.

            Por isso, nesta nota reiteramos que:

  • O gesto de espalhar a injúria, desrespeitar pessoas e fazer afirmações infundadas dissemina a mentira e o ódio dentro da Igreja católica e entre as igrejas envolvidas no movimento ecumênico;
  • A CNBB é uma entidade que representa não somente os bispos mas também a igreja do Brasil e testemunha historicamente o compromisso social dos cristãos;
  • O empenho ecumênico é intrínseco ao ser cristão;
  • A rejeição ao ecumenismo é um desserviço à causa do Reino de Deus;
  • A Campanha da Fraternidade Ecumênica é, no Brasil, um dos melhores sinais de convivência fraterna de igrejas que procuram superar a divisão.

 

São Paulo, 10 de fevereiro de 2021.

Observatório Eclesial Brasil

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isto pode te interssar...

Notas

Nota de Falecimento

A direção do CESEEP e sua equipe executiva vêm partilhar com seus amigos e colaboradores a triste notícia do falecimento
Notas

CESEEP assina Nota do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

NOTA DO 27º ENCONTRO ESTADUAL DO MNDH/SP “70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS” “Artigo 1 – Todos os