O CESEEP oferece a assessoria e cuida da infraestrutura para a realização do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso para Bispos, voltado para bispos católicos e evangélicos e pastores
responsáveis regional ou nacionalmente por suas igrejas, vindos da América Latina, Caribe, com abertura para pessoas de outros continentes.
Duração 7 (sete) dias, no mês de outubro.
O Curso Latino-americano de Estudos: Curso para Bispos deita suas raízes no grupo “Igreja dos Pobres” que nasceu em novembro de 1962, ao final da primeira sessão do Concílio Vaticano II (1962-1965).
O grupo foi inspirado por Paul Gauthier, padre, professor de dogmática do Seminário Maior de Dijon na França, que deixou o magistério e foi trabalhar na construção civil em Nazaré, onde fundou a Fraternidade dos Companheiros de Jesus Carpinteiro. Marie-Therèse Lascase, religiosa carmelita, trocou igualmente a clausura pelo trabalho manual entre os pobres de Nazaré, onde animou uma comunidade feminina.
Os cerca de 80 bispos do Grupo da Igreja dos Pobres, constituído por bispos vindos da África, Ásia, Europa, Américas, dentre os quais os mais numerosos eram os latino- americanos, brasileiros em especial, decidiram firmar entre si um Pacto em favor de uma Igreja servidora e pobre. Numa celebração na manhã de 16 de novembro de 1965 nas Catacumbas de Santa Domitila em Roma, 41 bispos firmaram um compromisso em treze pontos de viver na simplicidade e de colocar-se a serviço dos pobres e de suas causas. O compromisso ficou conhecido como “Pacto das Catacumbas”.
Nos dias seguintes, em torno de 500 dos mais de 2.500 padres conciliares aderiram ao Pacto. Por iniciativa de Mons. Leonidas Proaño, bispo de Riobamba no Equador e responsável pela Pastoral de conjunto no Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), o grupo de bispos latino-americanos aos quais se somaram bispos chicanos dos Estados Unidos passou a reunir-se a cada ano em Riobamba, no Equador, para aprofundarem seu compromisso e se apoiarem mutuamente no seu serviço aos pobres.
Em 1976, os militares do Equador invadiram a Casa Santa Cruz, Centro de formação pastoral e residência de Dom Proaño e levaram presos para Quito todos os participantes do encontro. Diante do acontecido o grupo decidiu procurar um lugar mais seguro e dirigiu sua petição a Dom Paulo Evaristo Arns. O cardeal acolheu o grupo e encarregou o Departamento de Estudos latino-americanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a responsabilidade do Prof. Luiz Eduardo Wanderley, de cuidar desse encontro de estudo, reflexão e articulação. O grupo elegeu dois bispos para a sua própria coordenação.
A partir de 1983, o CESEEP assumiu a responsabilidade de buscar local, organizar o programa, convidar os assessores, assegurar a infraestrutura, cuidar também da parte administrativa e financeira, fazer o relatório do encontro e prestar contas às Agências que apoiam financeiramente o curso. Com o CESEEP, o Curso agregou ao seu caráter latino-americano e de compromisso com os pobres e sua libertação, a dimensão ecumênica, com a participação de bispos e pastores de outras Igrejas cristãs do continente.
Em 2020, com a pandemia COVID-19, o curso foi realizado no formato online, com o CESEEP assumindo o desafio de manter o mesmo espírito profético desde a sua criação.
Com uma programação mais enxuta, organizada para 5 dias (até 2019 eram 7 dias), foi necessário reinventar-se para enfrentar a novidade tecnológica de comunicação tanto para o CESEEP quanto para os participantes do curso.
OBJETIVOS
Oferecer a responsáveis de Igrejas e comunidades cristãs, bispos e pastores, um espaço latino-americano e ecumênico para partilha de suas práticas, análise da realidade, estudos bíblicos, teológicos, pastorais, que alicercem compromissos comuns no exercício da responsabilidade cristã na transformação do mundo.