Aos familiares do querido Frei João Xerri OP quero transmitir minhas mais sentidas condolências.
Desejo externar igualmente o profundo agradecimento pela entrega generosa de seus pais, para que o filho entrasse para a Ordem Dominicana e para que partisse em missão para o Brasil. Gratidão também a seus irmãos e irmãs que o apoiaram e acompanharam nessa sua missão, mesmo tendo que abrir mão do seu convívio e afeto mais diretos.
Frei João esteve na linha de frente na luta pela justiça e defesa dos direitos humanos e ambientais dos mais vulneráveis no Brasil e na América Latina, mas também na longínqua Ásia, quando mobilizou um incansável e constante apoio solidário ao povo do Timor Leste, na sua luta pela independência.
Deixa um vazio imenso, pois perdemos sua capacidade de suscitar entusiasmos e solidariedade permanentes, de aglutinar pessoas e grupos em prol das boas causas, em constante diálogo dentro da ordem, da igreja e da sociedade civil.
Em meu nome pessoal e no do CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular), agradeço de coração a seus familiares pelo grande e precioso dom oferecido desde a pequenina Ilha de Malta à Ordem Dominicana, assim como à Igreja e ao povo do Brasil, em especial aos mais pobres e necessitados.
Deus foi grandemente glorificado na vida e nos trabalhos do Frei João, seu servo bom e fiel, que Ele acolheu hoje no seu abraço de Pai.
Pe. José Oscar Beozzo
Coordenador geral do CESEEP em nome de sua equipe e direção
São Paulo, 30 de maio de 2021.