Os participantes do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos um grupo de bispos, edição 2022 (pastores, bispos e padres) enviaram manifestação de repúdio aos ataques violentos e injustificados, que bispos e padres vêm sofrendo por conta de sua fidelidade ao evangelho e aos
mais necessitados.
O CESEEP, que acompanha o curso há 36 anos, as publica, bem como as respostas recebidas, com objetivo de reafirmar a sua posição frente à realidade de violência e colocar-se a serviço da denúncia das injustiças e do anúncio da boa nova aos empobrecidos do mundo.
______________________________________________________________________________________________________
Pe. Zezinho – José Fernandes de Oliveira
São Paulo, 23 de outubro de 2022
Estimado Pe. Zezinho, muito querido e admirado por todos nós,
Somos um grupo de bispos, pastores e padres participantes do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos, no formato on-line, Queremos prestar-lhe toda nossa solidariedade, diante dos ataques que vem sofrendo, repudiar essas agressões e calúnias e exprimir-lhe toda nossa gratidão pelo seu ministério, que nos ajuda a rezar cantando e louvando a Deus, com arte e beleza.
O evangelho de Mateus encerra as bem-aventuranças dizendo:
“Felizes vocês, quando por minha causa, os insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vocês. Fiquem contentes e alegres, pois grande é a recompensa de vocês nos céus. Porque foram assim que perseguiram aos profetas que vieram antes de vocês”. (Mt 5, 11-12).
Milhões de pessoas crentes e não crentes são gratas a você por ajuda-las a abrir o coração para o Espírito, a se tornarem mais humanas e fraternas, a reencontrarem a esperança e a recuperarem o ânimo, para seguir com coragem no serviço à comunidade e aos necessitados.
Com nossas preces e votos de ânimo e coragem, receba o nosso abraço fraterno.
Resposta: Pe. Zezinho – José Fernandes de Oliveira
Gratíssimo! Acho que todos nós passamos ou passaremos por isto por causa do Evangelho! Não perco minha serenidade! Eu creio!
Paz
__________________________________________________________________________________________
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida SP
São Paulo, 23 de outubro de 2022
Estimado Dom Orlando,
Receba todo nosso apoio e solidariedade à sua pessoa e à Igreja particular de Aparecida, às suas comunidades e famílias, assim como ao seu clero, religiosos e religiosas.
Somos bispos e pastores e padres de diversas Igrejas cristãs, participantes do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos, no formato on-line.
Repudiamos veementemente a onda de ataques e calúnias, que vem sofrendo, por manter o Santuário de Aparecida como a Casa da Mãe de Deus, aberta para todos seus filhos e filhas, que ali acodem para orar, agradecer e pedir a sua bênção e proteção, por intermédio de seu filho Jesus.
A ira de seus detratores é por ter desautorizado os que quiseram transformar a festa da Padroeira em palanque eleitoral de uma facção política.
Ao expulsar Jesus os mercadores do templo, disse-lhes:
“Está escrito que minha casa é Casa de Oração e vós as transformastes em covil de bandidos” (Lc 19, 46).
Queremos assegurar-lhe todo nosso apoio, com nossas preces e votos para que a Mãe Aparecida o cubra com seu manto, o proteja de todo mal e o mantenha firme e fiel à sua missão de bom pastor.
Resposta: Dom Orlando Brandes
Prezados irmãos e irmãs, Paz
Agradeço vossa mensagem. Desejo a todos um frutuoso curso para crescermos na amizade social e no amor político.
Sejamos todos instrumentos da paz, da unidade e da convivência fraterna.
Cordialmente,
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida
__________________________________________________________________________________________________
Dom Odilo Pedro Scherer
Cardeal Arcebispo de São Paulo SP
São Paulo, 23 de outubro de 2022
Ao nosso estimado irmão Dom Odilo, nós abaixo elencados, participantes do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos, em formato on-line, queremos assegurar-lhe nossas preces e solidariedade e repudiar os ataques e calúnias, que vem sofrendo de maneira covarde e raivosa.
“Não temas, pequenino rebanho, porque vosso Pai decidiu dar-vos o reino” (Lc 12, 32), é o que nos diz nosso Mestre e Senhor, que nos precedeu neste caminho de incompreensões e rejeição.
Receba nosso abraço fraterno e sinta-se confortado e respaldado por nossa solidariedade fraterna e por nossas preces ao Senhor da Vida e da história.
Resposta: Dom Odilo Pedro Scherer
SP 28.10.2022
Caros irmãos:
Recebi e agradeço sua manifestação de solidariedade, que apreciei.
Preocupam-me pouco os ataques pessoais e, muito mais, as lacerações da comunhão que vão ficando no corpo da Igreja e da sociedade.
Esperamos que a serenidade e a paz voltem marcar nossa convivência social e eclesial.
Saudação e votos de bem!
Dom Odilo P.Scherer
Arcebispo de São Paulo
_________________________________________________________________________________________
Dom Hernaldo Pinto Farias SSS
Bispo de Bonfim – BA
São Paulo, 23 de outubro de 2022
Nós, abaixo elencados, participantes do Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos, no formato on-line, vimos, Dom Hernaldo, assegurar-lhe nossas preces e prestar-lhe toda nossa solidariedade face aos ataques violentos e injustificados, que vem sofrendo por conta de sua fidelidade ao evangelho e aos mais necessitados.
Que o Senhor seja sua força e conforto, junto com o fraterno apoio de seus irmãos no ministério, para que siga firme no seu ministério de bom pastor e fiel seguidor do evangelho, confortado pela voz do mestre:
“Não tenha medo, pequeno rebanho, porque foi do agrado do Pai de vocês, dar-lhes o Reino” (Lc 12, 32).
Resposta – Dom Hernaldo Pinto Farias SSS
Querida Nilda, demais coordenadores do CESEEP e participantes do curso dos Bispos, meu abraço fraterno.
Foi com muita alegria e profunda gratidão, que recebi vossa carta de apoio.
Fui gestado como religioso e cristão pelas Comunidades Eclesiais de Base do ABC Paulista; pela ótima formação teológica recebida e produzida no Instituto Teológico São Paulo, sob as bases da Teologia da Libertação, do que tenho muito orgulho; e, além da formação Eucarística da minha Congregação de origem, do Santíssimo Sacramento, fui acompanhado e pude beber das fontes dos Cursos de Verão, onde, por nove anos – 1988 a 1997 (todo o período da minha formação teológica em SP e os primeiros anos de presbiterato) fui monitor, coordenador dos monitores e membro da equipe de liturgia. O que sou e acredito hoje tem fontes seguras.
Meu sentimento, portanto, é de muita paz interior e de agradecimento a todos vocês, homens e mulheres que me formaram para a vida da Igreja, nunca me afastando dos prediletos do Pai.
Deus os abençoe e fortaleça.
Ainda espero poder participar desses cursos que promovem, pois sei da
competência e qualidade de tudo o que vem do CESEEP.
Beijo em vosso coração.