Em continuidade ao Curso latino americano de formação pastoral (CESEEP), a segunda quinzena foi recheada de conteúdos teórico-metodológicos, com momentos de estudo e debates com a assessoria presente na Casa Comunitária.
Também foi um tempo importante no curso com as vivências em espaços de comunidades e movimentos sociais e políticos.
Profícuo também foi o Tempo dedicado a visitas em espaços históricos e/ou culturais da cidade de São Paulo.
1. Estudos e debates na casa Comunitária
1.1 A Luta pela sobrevivência na cidade de São Paulo. A profa. Nilda de Assis trouxe dados e uma importante reflexão sobre as pessoas em situação de rua.
1.2 Migrações e retratos da Metrópole. O Pe. Alfredo Golçalves trouxe sua contribuição sobre a situação das migrações no mundo, em especial nas grandes metrópoles.
1.3 Ação transformadora das mulheres nas pastorais e movimentos sociais. Claudia Luna trouxe, além e conceitos sobre a questão de gênero, provocações sobre a realidade das mulheres nas ações pastorais e sociais.
1.4 A pedagogia de Jesus: convocação ao compromisso por mudanças sociais. Rafael Rodrigues (CEBI) tomou como base na semana de estudo bíblico, o evangelho de Marcos, com provocações para pensar a prática de cada um/a em suas comunidades e movimentos sociais.
1.5 Formação profética para a cidadania: a teóloga feminista Angélica Tostes (CESEEP) trouxe o olhar no campo evangélico
1.6 Formação profética para a cidadania: O teólogo Fernando Altemeyer Junior (PUC-SP), no campo católico. Ambos despertaram a curiosidade e forte debate sobre o papel das Igrejas cristãs (evangélicas e católicas) na formação de pessoas que possam assumir em suas comunidades e paróquias, uma ação profética, para além do espaço eclesial, envolvendo-se nas lutas sociais por direitos.
2. Vivências pedagógicas de inserção social
2.1 Moradores em situação de rua. A Profa. Nilda de Assis Candido, acompanhou o grupo de cursistas no espaço de convivência do Povo em situação de rua, conhecido e a convivência com os moradores em situação de rua.
2.2 Comunidade Cantareira. O Pe. Cilto Rosenbah, a educadora Juçara Zottis e a equipe de cominucação da associação Cantareira propiciaram às/aos cursistas um momento de reflexão e debate sobre a comunicação popular, transmitido pela Rádio Comunitária Cantareira, incluindo os desafios de uma rádio comunitária no contexto socio politico atual. Além disso, levaram o grupo a conhecer as comunidades do entorno com os respectivos projetos sociais e pastorais.
2.3 Missão Paz. O Pe. Paolo Parise e a equipe da Missão Paz, receberam as/os cursistas para dois momentos importantes: um de exposição sobre as atividades com as/os migrantes, trazendo um pouco do histórico da instituição em relação ao acolhimento de migrantes e uma reflexão sobre os desafios de assumir ficar do lado delas/deles na cidade de São Paulo e em outros locais onde a Missão Paz atua. Houve também momento de atividade na Rádio Migrante.
2.4 Políticas Públicas de Inclusão Social (Diadema-SP). A equipe de piliticas públicas e inclusão social recebeu o grupo na Prefeitura municipal de Diadema – SP em seus principais projetos de inclusão social.
2.5 MTST, acampamento Carolina Maria de Jesus. A vivência foi realizada em MAUÁ no espaço ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, para compreender a realidade das/os moradoras/es e sua forma de organização e metodologia de trabalho.
2.6 MST, acampamento MARIELI VIVE.
A vivência no acampamento do Movimento dos trabalhadores Sem Terra, em Valinhos – SP foi especial, trazendo para as/os cursistas a experiência coletiva de partilha, de trabalho e de luta por terra para todas as pessoas que nela vivem ou querem viver. A voluntária do Curso de Verão e Profa. aposentada Cícera BEZERRA participou alguns dias do curso e acompanhou o grupo nesta rica jornada.
3. Visitas
3.1 Memorial do Migrante. Onde foi possível conhecer um pouco mais sobre os migrantes que chegaram e chegam ainda hoje ao Brasil.
3.2 MUSEU AFRO BRASIL
3.3 Pateo Colégio. Espaço propício para conhecer a História da Criação da cidade de São Paulo, a partir dos jesuítas, que aqui vieram com o objetivo de catequisar os indígenas
3.4 Participação no Ato Político dos 50 anos do Martírio de Frei Tito – Escola Paulo Freire
3.5 Participação no lançamento documentário: a fé em disputa – Armazém do Campo – MST
3.6 PARTICIPAÇÃO NO Lançamento do Livro DOS 80 ANOS de Frei Beto