Três eventos marcaram a Curso latino-americano, caribenho e africano de Formação Pastoral/2024 em sua última semana: 1. O retiro espiritual; 2. A sistematização de aprendizagens do curso e; 3. Mística de encerramento do curso.
1. Retiro Espiritual
Toda ultima semana do curso é marcada pelo encontro de cada cursista consigo mesma/o e com as demais pessoas do grupo, iluminadas pela Palavra de Deus. A cada ano se vive uma experiência ímpar, sempre num lugar afastado do barulho da cidade grande e em contato com a natureza. Neste curso, o tema motivado para esse momento teve a Espiritualidade e a Ação Profética como fio condutor da reflexão provocada pelo Pe. José Oscar Beozzo, coordenador geral do CESEEP. Com ele estavam Angélica Tostes (CESEEP), Kirênia Criado (CMLK) e Maria Maranhão (artista popular e voluntária do Curso de Verão), além do coordenador geral do curso, Cremildo José Volanin.
O rio que passa pelo lugar onde estavam em oração, banhou de esperança cada coração que ali pulsava em busca de forças para a retomada da ação profética em seus locais de origem (14 pessoas. de 7 países). Este rio foi inspiração para poemas e canções da coordenação ampliada do retiro.
/// estava a contemplar o rio paraíba
entre as minhas meditações observava os padrões das águas
em um mesmo rio as águas fluem em movimentos distintos
registrei em meu caderno: zigue-zague, ondulações, espirais
uma correnteza que vai pra um lado
outra que vai pra outro
no mesmo rio, que corre na mesma direção,
há uma pluralidade de movimentos
acendi uma vela
e a cera ficou assim, ondulada como o rio
com movimentos como o rio
como a nossa própria vida
abro a bíblia nos salmos
e leio: “que variedade, senhor, nas tuas obras!”
que movimentos distintos tem nossa trajetória
que ondulações, por vezes, no mesmo dia
essa variedade de formas, sons, cheiros, sabores, emoções
a vela por fim queimou
já não estou mais perto do rio
porém, não sou mais a mesma, nem o rio, nem a vela…
“que variedade, senhor, as tuas obras…”
Angélica Tostes (CESEEP – Brasil)
O rio
Todas as manhãs eu olho para o rio,
o mesmo rio
nunca a mesma água,
nem uma vez as mesmas ondas.
Eu sempre na praia: contemplo e rezo.
E o céu refletido no rio
isso se reflete em minha alma.
Exatamente neste momento
Eu sinto uma carícia
de água e luz,
abraço de Deus que flue
de minhas entranhas
até as profundezas do dia.
Amém.
Kirenia Criado Pérez (CMLK – Cuba)
2. Sistematização de aprendizagens
A sistematização de aprendizagens durante o curso, tal como a partilha de práticas, são elementos constitutivos da Metodologia da Educação Popular.
Neste curso, cada cursista foi chamada/o a assumir a sua missão profética na contemporaneidade, seguindo o exemplo dos profetas e das profetisas da Bíblia e do nosso tempo e enfrentar os desafios de assumir a causa dos empobrecidos e marginalizados do mundo. Também foram chamadas/os a registrar seu compromisso com a ação profética na volta às comunidades, Igrejas, pastorais e movimentos sociais, em seus locais de origem.
Embora a sistematização possa ter um produto final em diferentes linguagens, a proposta foi a de elaborar um texto reflexivo, com enfoque no compromisso profético de cada uma e de cada um. O texto foi o resultado do processo metodológico participativo, onde as/os cursistas tiveram momentos iniciais de reflexão individual, seguidos de aprofundamento e debate em grupos e decisão coletiva sobre o texto comum a ser levado às comunidades e movimentos sociais dos quais participam.
Tão importante quanto o produto final foi o processo de criação e sistematização da aprendizagem teórico-prática, na perspectiva da Educação Popular, onde todos são compreendidos como sujeitos de conhecimento, aprendentes e ensinantes.
Anexamos aqui o texto texto-compromisso (em português e em espanhol) e desejamos que cada cursista o leve para seus locais de origem, em suas comunidades, Igrejas, pastorais e/ou movimentos sociais para reflexão sobre o tema e para divulgação do curso.
CLIQUE AQUI PARA LER EM PORTUGUÊS // HAGA CLIQUE AQUI PARA LEER EN ESPAÑOL
3. Mística de encerramento do curso
No dia 13, a mística trouxe a emoção do encerramento de um tempo juntas e juntos. Uma mistura de saudade antecipada e de alegria pelo convívio, aprendizados e mudanças pessoais a partir dos conteúdos e de vivências oferecidos pelo curso.
A certeza de que o curso “começa quando acaba”, a partir do compromisso de cada uma e cada um em sua volta pra casa, fez deste momento um rico espaço de partilha do sentido do curso neste momento histórico, reafirmando a importância e necessidade de continuação da formação ecumênica e popular oferecida pelo CESEEP a lideranças de Igrejas, comunidades, pastorais e movimentos sociais.
Colorindo simbolicamente esse momento, cada pessoa recebeu um estandarte produzido pela Maria Maranhão a partir do desenho feito durante os diferentes momentos de mística e de integração do grupo.
O estandarte marcou o tempo da despedida, com o carinho de toda a mística integrativa e orante durante o curso.
Por parte do CESEEP, uma palavra que bem exprime esse momento é GRATIDÃO.
Gratidão pela confiança em dedicarem-se ao estudo e às experiências pastorais e sociais.
Gratidão por levarem a esperança profética às Igrejas, comunidades, pastorais e movimentos sociais.
Gratidão por acreditarem que há um outro mundo possível e que fazemos parte da construção desse outro mundo, com justiça social e fraternidade/sororidade entre as pessoas, além de uma nova relação com a natureza da qual fazemos parte.