O Ceseep promove de 7 de agosto a 30 de setembro o Curso Latino-americano de Formação Pastoral, que este ano terá como tema: “Novas configurações familiares no mundo urbano: desafio pastoral e social”. Assessorado por professores e doutores, o curso é destinado a leigos/as, religiosos/as, sacerdotes, pastores/as, líderes de ONGs com trabalhos nos meios populares, seja nas pastorais, seja nos movimentos sociais.
Faça sua inscrição Ficha de inscrição
No Curso, serão abordadas as políticas em nossas cidades, no campo da educação, trabalho, solo urbano, moradia, mobilidade, cultura, religião e lazer. Além disso, o Curso combina a partilha e análise das práticas sociais e pastorais dos seus participantes vindos de diferentes países da América Latina, do Caribe e da África, com instrumentos teóricos para melhor compreender o fenômeno de mudanças nas famílias. Partindo da contribuição das ciências sociais, oferece aprofundamento bíblico e teológico, além de estágios e contatos com pastorais sociais, ONGs e iniciativas das igrejas cristãs, movimentos populares e poderes públicos frente aos desafios familiares e exclusão vigente das mesmas nas cidades.
O curso foi dividido em módulos para facilitar a participação dos cursistas, veja mais no anexo MÓDULOS PROGRAMA 2016
No campo econômico, a família está deixando de assegurar a ponte entre produtores e não produtores. A família ampla, na qual se misturavam avós, tios, primos e irmãos, praticamente desapareceu. O capitalismo moderno, centrado no consumismo, inventou a família economicamente rentável, composta de mãe, pai e um casal de filhos. A tendência mais recente é a desarticulação da própria família nuclear.
Como garantir, em cada país, direitos iguais para todas as configurações familiares, de modo particular nos grandes centros urbanos? Como responder à busca de sentido e espiritualidade, diante de novas configurações e da desagregação da família tradicional? Será que a legislação de nossos países está preparada para acolher essas famílias? Como a sociedade e as igrejas devem se adaptar e voltar seus trabalhos a essas configurações?