Advento: ainda esperado (2) Vanin Martins

Pode parecer loucura, mas continuo esperando, ou melhor com tudo que posso, procuro esperançar. O mundo pode ser melhor e será. Esta é a contínua mensagem do advento. Vai chegar um tempo diferente. O TEMPO DO SENHOR.

A ganância pelo dinheiro é a raiz de todos os males (1Tim 6,10). Paulo falava isto recordando-se da afirmação de Jesus: que a ilusão da riqueza sufoca a palavra e ela fica sem dar frutos (Lc 13,22) e, ainda que não podemos servir a Deus e as riquezas (Mt 6,24).

No mundo capitalista dá para fugir desta ganância? Até mesmo, quando uma pessoa defende o pensamento cristão da partilha é taxado de COMUNISTA. Em que ponto chegamos. As diferenças que vejo entre capitalista, comunista e cristão é:

– O CAPITALISTA pelo sistema cria os empobrecidos e os exclui da sociedade; daí culpam ora os trabalhadores de preguiçosos, ora o estado de ineficaz. Com isto se sente com mãos limpas, matando pela exclusão milhões de pessoas.

– O COMUNISTA tentou pela força um sistema de igualdade causando a morte de milhões de capitalistas ou não que rejeitassem o sistema.

– O CRISTÃO com amor solidário busca a justiça e a partilha para atender as seis necessidades da pessoa humana: alimento, água, vestiário, habitação, saúde e respeito humano aos presos. Será um NOVO SISTEMA de trabalho com distribuição de renda!

Padre José Vanin Martins

2018-12-05T14:58:30+00:00

Deixe um Comentário