Está no ar o e-book “Racismo Religioso: novas lentes às violações relacionadas à crescente tensão entre liberdade religiosa e liberdade de expressão”, uma produção de Criola, Conectas Direitos Humanos e Portal Catarinas. Consultoria e escrita de Carolina Rocha (Dandara Suburbana) e Obalerá, assessor do Curso Latino-Americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, pesquisadores do tema.
A publicação, derivada de uma série de encontros on-line que debateram o tema ao longo de 2022, aborda a importância da utilização do termo “racismo religioso” no lugar de intolerância religiosa quando falamos sobre as violências que atingem, especialmente, filhos e espaços religiosos de matriz africana.
➡️ Mais de dez especialistas participaram das atividades e defenderam o uso do termo para descrever essa prática violenta que persiste há séculos pelo Estado brasileiro e de setores da sociedade.
Entre os temas abordados estão a ação de Conselhos Tutelares que promovem a perda da guarda de crianças e adolescentes iniciadas nessas religiões, o processo de perseguição às tradições indígenas perpetrado por algumas denominações religiosas no norte do Brasil, incêndios aos espaços sagrados e agressões, ameaças, e até tentativas de homicídio e feminicídio.
📲 O E-book é gratuito, destinado a toda a sociedade civil e está disponível no link:
https://catarinas.info/criola-conectas-e-catarinas-lancam-e-book-sobre-racismo-religioso/