Data: 07 a 30 de março de 2022
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO
Introdução
Falar sobre violência, na contemporaneidade, requer profunda análise e estudos para conhecimento de suas causas e, em especial, para discernimento de qual violência estamos falando e quem são as suas vítimas. Falamos aqui da violência contra pessoas pelo simples fato de estas serem mulheres ou por terem uma orientação sexual que não a hetero, como se esta fosse a única forma possível dos seres humanos viverem a sexualidade.
A violência de gênero é uma das formas mais perversas de expressar a discriminação e fobia contra as pessoas, pois afeta a sua subjetividade e tenta lhe reduzir como um ser inferior, chegando ao extremo de lhes tirar a vida.
O feminicídio e a morte por homofobia estão escancarados cotidianamente nos noticiários e a exposição exacerbada das mortes banaliza a violência sofrida por essas pessoas. Não raro, a vítima é culpabilizada pela violência que sofre, com base numa cultura machista e patriarcal que ainda persiste na sociedade em pleno século XXI.
Há mecanismos legais de defesa das pessoas que sofrem violência, no entanto não são suficientes para proteger as vítimas que são, em sua maioria, mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Durante a pandemia pelo COVID-19, as mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+ são as que mais sofreram e sofrem violência e essa realidade, desvelou uma crise sócio-político-econômica e sanitária, com exíguas políticas públicas a seu favor. Mostrou também que as pessoas mais afetadas com esta crise foram e são as mulheres pobres e negras.
Diante deste panorama do aumento expressivo da violência contra a mulher e da comunidade LGBTQIA+, o CESEEP oferece, em seu Curso Latino-americano de Pastoral e Relações de Gênero, espaço para o debate aprofundado sobre o tema, buscando traçar algumas linhas de estudos e reflexão que apontem caminhos para a superação e enfretamento a violência de gênero.
Para este proposito teremos a assessoria de professoras e profissionais especializadas na temática de gênero, com foco na violência sofrida pelas mulheres e pessoas LGBTQIA+, na América Latina e no Caribe.
A metodologia da Educação Popular é a escolha do caminho para se alcançar os objetivos a que se propõe o curso, com estratégias viáveis para o formato online.
Valor: R$ 200,00 (duzentos reais – Brasil) ou US$ 40 (quarenta dólares – demais países)
FORMA DE PAGAMENTO: Pela chave PIX ou Transferência bancária.
- Chave PIX = administracao@ceseep.org.br
- Transferência bancária: Banco Itaú S/A Agencia: 0251 Conta corrente: 34.307-5 CNPJ: 52.027.398/0001-53
Enviar comprovante de depósito para o e-mail genero@ceseep.org.br ou para o WhatsApp (+55 11-1315-6985)
INFORMAÇÕES
E-mail: genero@ceseep.org.br; ceseep@ceseep.org.br
Telefone: CESEEP (0xx11) 3105-1680 / Celular Nilda de A. Candido (coordenadora do curso): (+55 11-1315-6985)
Quer assistir os conteúdos.
Olá, Albino faça sua inscrição!