Ouço em diversos ambientes, até religiosos, vejo na TV, o assunto é a eleição. Terá alguém salvador da pátria? Os dois candidatos o que prometem? E, o que prometem os que estão por detrás dos candidatos?
A luta é entre a direita e a esquerda? Entre o cristianismo e o comunismo? A luta é entre a verdade e a mentira? Se o cristianismo tem lado, qual é este lado? De que lado está a verdade?
O caminho da direita já conhecemos. Sempre foi o caminho do respeito às “autoridades” e da “ordem constituída”. Ordem que sempre favorece o que já tem para ter mais ainda.
Ordem que sempre desconfia da preguiça do empobrecido e da ambição do trabalhador. Os três valores desta ordem:
1. O valor da mídia em seu próprio favor: tanto repete a mentira até torna-la com ares de verdade;
2. Tanto fala da ameaça daquilo que se vai perder que fecha os olhos para aquilo que se vai ganhar;
3. Tanto se apega à riqueza do dinheiro, do poder e do saber que se considera proprietária única, sem a obrigação da partilha. Assim compreendo a parábola do semeador: Mt 13,1-9;18-23.
Jesus sai pelos CAMINHOS onde está O POVO SOFRIDO e PROCLAMA A SUA DIGNIDADE DE FILHO DE DEUS.
Jesus proclama direito de participar do governo, das decisões, do bem produtivo nacional, do acesso á educação, ao trabalho, à saúde, à liberdade de expressão.
Jesus denuncia O PECADO DA AMBIÇÃO E EXPLORAÇÃO que cria a classe do empobrecido. JESUS foi a favor da partilha dos bens e do alimento.
DE QUE LADO FICOU JESUS?
A CORRUPÇÃO ESTÁ ERRADA, SEJA DO LADO QUE FOR… Só agora que vieram descobrir isto? E antes? Por que o BRASIL sempre teve uma das piores distribuições de renda do mundo? Por que aqui os pobres são mais pobres?
Padre José Vanin Martins