Apoio solidário do CESEEP à sua família e às/aos suas/seus companheiras/os de luta
Neste momento de dor e indignação, solidarizamo-nos com a família e com as companheiras/os de luta de Ênio Pasqualin, assassinado no dia 25/10, em Rio Bonito de Iguaçu – PR.
Ênio vivia com sua família no Assentamento Ireno Alves dos Santos e foi assassinado por pessoas que o retiraram à força de sua casa na noite deste sábado (24/10). Seu corpo foi encontrado na manhã do domingo (25/10), nas proximidades do assentamento, com claros sinais de execução.
O CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) sempre esteve ao lado daquelas/es que lutam pela paz com justiça social e pelo direito de todos a terra, teto e trabalho.
A cada morte violenta aumenta a nossa responsabilidade para se exigir do Estado segurança para todos os cidadãos e cidadãs e para cuidarmos melhor das pessoas, sobretudo das mais vulneráveis.
Repudiamos o ato violento dos assassinos e de seus mandantes. Exigimos rápida investigação para que seja feita justiça face a tamanha covardia e crueldade e se ponha cobro às campanhas que pregam a discriminação e disseminam o ódio entre as pessoas.
Essa morte violenta soma-se a tantas outras, país afora, causadas pela ganância e avareza de uns poucos, que querem ter o controle e poder sobre a economia, sobre a política e, especialmente, sobre as pessoas que trabalham dignamente para sobreviver e lutam por justiça e direitos para todos.
Que Deus acolha o companheiro Ênio Pasqualin em seus braços, dê conforto à sua família e ânimo e coragem aos seus companheiros/as de luta no MST.
Abraço fraterno e sororial de toda a equipe executiva e da direção do CESEEP.
Pe. José Oscar Beozzo
São Paulo, 25 de outubro de 2020