O Espírito chega antes do missionário na Panamazônia – Leonardo Boff

O Sínodo Panamazônico, celebrado em outubro em Roma, suscitou grande discussão, especialmente, entre católicos ligados a certas tradições e doutrinas, envolvendo até cardeais e bispos negativos relacionados à evangelização das culturas dos povos originários. Neste ponto houve uma mudança real de orientação, fruto da abertura teológica do Concílio Vaticano II (1962-1965) e do diálogo inter-religioso e intercultural, provocado pelo processo de mundialização. Este artigo fornece um encontro de culturas e religiões que antes são desconhecidas. Desenvolver-se rico diálogo e registrar a presença do Espírito nessas culturas e religiões.

A questão tornou-se aguda quando se tratava da evangelização de povos amazônicos que habitam em 9 países do nosso continente. Evangelizar  suas culturas  ou evangelizar  nas suas culturas , perguntava-se. A evangelização tradicional busca  evangelizar suas culturas , convertendo-as ao cristianismo, vazando na cultura ocidental. O índio, ao fazer-se cristão, praticamente deixado de ser índio e vinha incorporado à cultura dominante ocidental. Sempre foi assim por séculos. O cristianismo foi imposto pela cruz e pela espada, ocasionando, não raro, por causa de sua resistência, grandes matanças de indígenas.

Como esquecer aquela voz dolorida do profeta maia  Chilam Balam de Chumayel  ” Ai! Entristeçamo-nos porque os espanhóis chegaram… vieram fazer nossas flores murchar para apenas uma sua flor viva… vieram castrar o sol ”. E sua lamúria continua: ”Entre nós introduzimos tristeza, introduzimos o cristianismo… Esse foi o princípio da nossa miséria, o princípio da nossa escravidão”.

A Igreja tem dificuldade em admitir que o projeto de colonização e o projeto missionário era, na verdade, um único projeto. Ela fez, se criou, aplicou o extermínio de milhares de indígenas com uma oposição a um Bartolomeu de casas, Sahagún, ou Pe.Vieira e outros.

Precisamente para o Papa Francisco, no sul do mundo, para, na abertura do Sínodo Panamazônico, registrar: “Quantas vezes o Dom de Deus não foi usado como imposto. Quantas vezes houve uma colonização em vez da evangelização”. Mais enfático foi em Puerto Maldonado, no Peru, quando disse: ” Peço humildemente perdido não apenas pelas ofensas da própria Igreja, mas também pelos crimes contra os povos originários cometidos durante a conquista da América”.

Agora, se evangelizar  nas culturas . A Igreja não escolhe uma cultura na qual quer encarnar-se. Toda a cultura é aceita a mensagem evangélica e expressa com os recursos linguísticos e simbólicos do que é exibida. Portanto, trata-se de evangelizar  e partir da cultura própria dos indígenas . Isso parece uma obviedade. Mas não é, em muitos círculos, até os dias de hoje. Reina ainda certo exclusivismo cristão e católico, convicção de que a única forma de igreja de Cristo é esta que existe atualmente, com o Papa, toda a hierarquia eclesiástica e as multidões de fiéis. Esta seria a única válida e legítima.

Esquecem que Jesus não era um romano ou grego. Era um hebreu médio-oriental, mais próximo da cultura desses povos do que aquele grego-latino. O cristianismo atual, concretamente, é um fruto de grande sincretismo, tomado positivamente, com elementos judaicos, gregos, romanos, germânicos e modernos. Ele não criou uma religião revelada, mas um produto da fé convertida que possui instrumentos de cultura cultural dado às Igrejas históricas, máximo, na Igreja Católica Romana com suas tecnologias, liturgias e regulamentos.

O motivo pelo qual o texto preparatório: “Uma Igreja com rosto amazônico deixa para trás uma tradição colonial, monocultural, clerical e impositiva, e sabe discernir e usar sem medo como diversas expressões culturais dos povos ”. Aqui há uma chance de  eclesiogênese , vale dizer, da genética de outro tipo de igreja católica, não romana, mas em comunhão com ela.

A evangelização convencional incorpora um reducionismo: apenas o Cristo encarnado, limitado ao espaço palestinense. Mas o Cristo real é o ressuscitado que enche o universo, o mundo, as pessoas e as igrejas como ensina a teologia de São Paulo e São João. Esta visão cristã esqueceu a reprodução do Deus-comunhão de divinas Pessoas, uma Santíssima Trindade, comunhão entre os seres humanos e as culturas. Esqueceu o Espírito Santo que não apresentou nenhum ato de criação, que causou Jesus no seio de Maria e seguiu, continua e atualiza sempre sua mensagem. Este Espírito está sempre presente na criação, nas culturas e no coração das pessoas. Onde reina o amor, vigia a solidariedade, triunfa ou perde, atualiza a miséria e o coração se abre, na veneração e na unção, em Deus, lá estava e está o Espírito. Ele sempre vem antes do missionário na Panamazônia. Este aceita o dom do Espírito Santo, o abraça e enriquece com uma boa nova vida eterna de Jesus.

Belamente diz o texto preparatório: “Temos que captar ou que o Senhor do Espírito ensina os seguintes povos ao longo dos séculos: a fé em Deus Pai-Mãe Criador, o sentido de comunhão e harmonia com a terra, o sentido de solidariedade com seus companheiros, o projeto do bem viver … Necessidades que os povos originários moldam culturalmente como Igrejas amazônicas locais ”.

Seguramente num contexto da velha sociedade europeia, seria impossível dar esse passo. Mas estamos no novo mundo, onde somos principalmente católicos e temos condições de gestar um rosto novo da Igreja de Cristo.

Leonardo Boff é teólogo e filósofo e escreveu:  Eclesiogênese: a reinvenção da Igreja a partir das bases , Record, Rio 2010.

2019-10-22T18:05:24-03:00

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