Inscrições abertas – Feminismos Urbanos: vozes da periferia

CURSO LATINO-AMERICANO DE PASTORAL E RELAÇÕES DE GÊNERO – 2021 – ONLINE

Tema: Feminismos urbanos: vozes da periferia

Data: 23 de janeiro a 06 de fevereiro de 2021

PARA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

Apresentação

O Curso de Pastoral e Relações de Gênero, edição 2021, excepcionalmente, será realizado no formato online. Por medida de segurança e proteção da saúde diante dos riscos de contágio do COVID-19, assumimos o desafio de organizar o curso de modo a manter a maioria das características dos cursos oferecidos pelo CESEEP no formato presencial. Entre elas, está a Metodologia da Educação Popular, com destaque ara alguns de seus elementos constitutivos, como a partilha de práticas, aprofundamento de conteúdos e a sistematização.

O curso será realizado de 23/01 a 06/02/20 e terá como tema Feminismos urbanos: vozes da periferia.   

Falamos em feminismos – no plural – porque plural é o contexto urbano e plurais são as formas de expressão de cada feminismo presente nas cidades.

Para além de compreender as concepções e vertentes de feminismo, está a vivência das experiências de diferentes grupos de mulheres, a partir de sua condição social, da raça, da sua formação acadêmica, política e religiosa que assume.

 Os feminismos são manifestações nascidas a partir das necessidades dos grupos sociais e de suas lutas por direitos. Assim, dificilmente uma única vertente poderia representar todas as mulheres, com suas necessidades e aspirações.

A partir desta pluralidade de concepções e vivências de feminismos, chegamos a outro ponto importante: os territórios dos feminismos nas cidades, em particular, os das periferias. E isso nos remete a questões que emergem ao conhecer os coletivos de mulheres das periferias das cidades, em sua maioria, negras: como o pensamento das feministas pioneiras chegou e chega até elas? Qual o impacto destes conceitos em seu cotidiano (familiar, religioso, de trabalho etc.)? Como isso gerou força de luta coletiva para a garantia de direitos para todas?

O curso trará os caminhos trilhados por mulheres de diversos tons, culturas e visões de mundo e sua reflexão sobre formas possíveis de saírem da invisibilidade, da opressão e violência sofridas com a cultura machista e encontrarem seu lugar no mundo, como mulheres, respeitadas em seu corpo,  em suas escolhas, em seu trabalho e nas relações com os demais gêneros.

O tema geral será trabalhado a partir dos olhares sociopolítico, bíblico e pastoral, com especialistas em cada área, que propiciará ampliarmos o olhar para o tema e nos instrumentalizarmos para a ação coletiva em busca da garantia de direitos.

Por ser um curso de alcance latino-americano e caribenho, oferece a possibilidade de conhecer outras realidades e de compartilhar conhecimentos e vivências de luta.

Agregamos ao tema a questão da pandemia para refletir sobre como as mulheres, em seus diferentes modos de vida e dos coletivos periféricos sobreviveram nesse tempo de COVID-19 e o que ficou de aprendizado este período, à luz das concepções feministas presentes no grupo participante

PARA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

Valores: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais – Brasil) / $55 (cinquenta e cinco dólares – demais países)

Forma de pagamento: depósito / transferência em conta corrente do CESEEP ou cartão de crédito (à vista ou parcelado, com acréscimos da financiadora).

Conta bancária para depósito/transferência:

Banco Itaú S/A

Agência 0251 / CC 34.307-5 / CNPJ 52.027.398/0001-53

Contatos: E-mail: genero@ceseep.org.br  / ceseep@ceseep.org.br

Telefone: (0xx11) 3105-1680 / (+55 11 9 8311-9730 – Nilda)

 

 

2021-01-15T16:50:12-03:00

Deixe um Comentário