Carta do Observatório Eclesial do Brasil ao Papa Francisco

Observatório Eclesial Brasil

São Paulo

São Paulo, 30 de setembro de 2019

Nosso querido Irmão Papa Francisco,

“Este Sínodo se desenvolve ao redor da vida: a vida do território amazônico e de seus povos, a vida da Igreja, a vida do planeta” (Instrumentum Laboris 8).

Nós, leigas/os, religiosas/os e padres do Observatório Eclesial Brasil queremos nos juntar a todas/os que neste momento histórico colocam sua esperança na realização do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, em Roma, entre os dias 6 e 27 Outubro deste ano.
A terra e os povos da Amazônia sofrem hoje “a exploração da natureza e dos povos amazônicos (indígenas, mestiços, seringueiros, ribeirinhos e também aqueles que vivem nas cidades)” (Instrumentum Laboris 31).

Nos caminhos abertos pelo Concílio Vaticano II e de acordo com o programa de uma Igreja em saída na dinâmica da sinodalidade, o senhor convocou o Sínodo com a finalidade de colocar a Igreja numa atitude de “escuta dos povos e da terra por parte de uma Igreja chamada a ser cada vez mais sinodal” (Instrumentum Laboris 5).

O Sínodo da Amazônia é um tempo oportuno em que Deus convoca a sua Igreja para anunciar o Reino em resposta aos clamores dos povos amazônicos. É uma oportunidade privilegiada para levarmos adiante o espírito profético da boa nova de Jesus Cristo que nos convoca para avançarmos sem medo na construção da casa comum.
Acompanhamos o Sínodo com preces, estudo dos documentos sinodais, debates nos nossos locais de trabalho (paróquias, universidades etc) e uma ação efetiva em favor da Pan- Amazônia.

Queremos afirmar em comunhão com o Papa e no espírito da sinodalidade nosso apoio ao evento eclesial e manifestar nossa consternação perante as vozes que se levantam

contra o processo sinodal. Sabemos que o próprio Jesus Cristo foi contestado em sua atuação profética e acreditamos as vozes de contestação não vão impedir que o Sínodo produza os frutos que os povos da Amazônia esperam

.

Coordenadores do Observatório Eclesial Brasil

Prof. Dr. João Décio Passos

Prof. Dr. Wagner Lopes Sanchez

Membros do Observatório Eclesial Brasil: Alex Vilas Boas, Alzirinha Rocha de Souza, Dom Angélico B. Sândalo, Pe. Antonio Bogaz, Pe. Benedito Ferraro, Carlos Signorelli, Celso Pinto Carias, Pe. Edelcio Ottaviani, Eulálio Avelino Pereira, Figueira, Fernando Altemeyer Jr., João Décio Passos, João Henrique Hansen, Pe. José Oscar Beozzo, Ir. Luzia Sena, Frei Luiz Augusto de Mattos, Frei Márcio A. Couto, Maria Cecília Domezi, Maria Helena Arrochelas, Mariane de Almeida Silva, Pe. Reuberson Rodrigues Ferreira, Ir. Vera Bombonatto, Wagner Lopes Sanchez, Welder Lancieri Marchini e Wellington da Silva Barros.

2019-10-10T10:30:19-03:00

Deixe um Comentário