Formação Pastoral

NOVA CONFIGURAÇÃO URBANA – ESPAÇOS MÓVEIS E REDES VIRTUAIS –   UM DESAFIO PASTORAL 

Data: 03 de agosto a 26 de setembro de 2014

Configuração Urbana

As redes virtuais geram  novo tipo de relações pessoais e sociais.  Com a explosão da “comunicação generalizada”, a internet, com suas diversas redes e conexões, passa a ser um ambiente e uma ferramenta também para as práticas religiosas e pastorais.

Em paralelo, a explosão da comunicação móvel promove a reconfiguração dos espaços físicos nas cidades; e conecta as pessoas aos conteúdos na Internet. Neste sentido, as redes virtuais são antiespaciais e alteram a distribuição do espaço urbano.

As relações entre os indivíduos e destes com os lugares se modificam  e a fronteira entre real e virtual se desvanece.

O curso examinará como as pessoas passam a encontrar uma oferta religiosa e pastoral não apenas em espaços físicos, mas também na religiosidade existente nas redes virtuais.

Esse fenômeno é ilustrado, no ambiente eclesial e pastoral, por inúmeros serviços religiosos virtuais, em que o fiel experiencia sua fé por meio de sistemas online.

Abre-se amplo leque de informações, mobilizações em busca de cidadania planetária,  sem oferecer, no entanto,  a experiência duma comunidade concreta e real.

Surgem, assim, importantes desafios, para as igrejas e suas pastorais voltadas para as redes virtuais e para os espaços móveis:  Como garantir, em cada país, direitos iguais para todos, de modo particular no campo das redes virtuais?  Como responder à busca de sentido e espiritualidade por vezes superficial na sociedade virtual? É possível superar o distanciamento das pessoas em relação às Igrejas e comunidades físico-espaciais? Como educar para a utilização dessa importante ferramenta com seus blogs, fóruns e home Pages, para o trabalho pastoral e religioso e para uma atuação cidadã? Como se posicionar, critica e pastoralmente, frente às múltiplas ofertas virtuais no combate ao consumismo desenfreado e às ofertas religiosas?

No curso ESPAÇOS MÓVEIS E REDES VIRTUAIS serão abordadas as políticas educacionais, culturais e religiosas em nossas sociedades.

O Curso combina a partilha e análise das práticas sociais e pastorais dos seus participantes vindos de diferentes países da América Latina, do Caribe e da África, com instrumentos teóricos para melhor compreender o fenômeno das redes virtuais no contexto urbano. Partindo da contribuição das ciências sociais, oferece aprofundamento bíblico e teológico, além de estágios e contatos com pastorais sociais, ONGs e iniciativas das igrejas cristãs, movimentos populares e poderes públicos frente aos desafios que envolvem as redes virtuais e os espaços móveis no contexto urbano.

VEJA PAGINA COMPLETA >>>

2018-08-22T13:33:10+00:00

Deixe um Comentário