CESEEP 2018-09-17T13:48:14+00:00

História

O Centro  Ecumênico de Serviços à  Evangelização e Educação  Popular (CESEEP)  é um  centro  de formação ecumênico e popular, de alcance latino-americano e caribenho, com abertura para a participação de pessoas dos demais continentes.

Nasceu em 1982, por iniciativa de um grupo de bispos, pastores/as, teólogos/as, biblistas e cientistas sociais com o objetivo de oferecer formação às lideranças comunidades, de movimentos e pastorais sociais e às pessoas que trabalham  nas igrejas cristãs,  abrindo-se em  diálogo e compromisso com pessoas de outras crenças religiosas.

Ao longo do tempo, o desdobramento do projeto inicial de formação pastoral e social, deu origem a vários outros cursos, de maior ou menor duração, buscando responder a diferentes necessidades e desafios contemporâneos, com conteúdos relevantes para cada momento e contexto histórico nos quais os/as participantes dos cursos estão envolvidos/as.

A mística que alimenta o CESEEP é a do serviço, a do compromisso ecumênico, a do diálogo e cooperação com as outras religiões e com pessoas comprometidas com as pastorais e os movimentos sociais. Alimenta-o também a mística da fraternidade e da solidariedade para com pessoas e grupos que necessitam de seu apoio.

Em todos os cursos, faz-se presente a Metodologia da Educação Popular, tendo como referência Paulo Freire e um olhar para as questões de etnia e de gênero.

O CESEEP oferece cursos (presenciais e on-line) de aprofundamento teórico e prático, nas áreas bíblica, teológica, pastoral e social, para lideranças de comunidades e de movimentos sociais.

O CESEEP apoia também o trabalho de grupos pastorais e de movimentos sociais, oferecendo assessoria teórico-metodológica.

O CESEEP mantém uma rede de apoio mútuo e de troca de saberes com outros centros de formação e com cursos similares ao Curso de Verão, que se realizam em outras Cidades/ Estados do Brasil.

O CESEEP conta com um grupo de assessores/as na área das ciências sociais, das ciências da religião e, mais diretamente, no campo bíblico, teológico e pastoral, que busca aliar o rigor da análise com o acompanhamento das práticas pastorais e dos movimentos sociais.

O CESEEP prepara anualmente livros do Curso de Verão, publicados pela Paulus Editora, e é também o  responsável  juridicamente pela Coleção Teologia e Libertação, publicada pela Editora Vozes, no Brasil, e por outras editoras na Alemanha, Argentina, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália e Holanda.

O CESEEP faz parte de uma Rede de Formação Ecumênica e Popular, com outras Instituições e Igrejas que realizam serviços semelhantes no campo da formação e se apoiam mutuamente, procurando enriquecer-se com a diversidade de culturas e de experiências sociais e religiosas.

São parceiros permanentes: ACAT, CESE, CEBI, CENACORA, CLAI, CMI, CNBB, DMO, FÉ-ACT-Brasil, Fórum de participação da V Conferência, ISER, Koinonia, MOFIC, PROFEC, CONIC (lcar, lcosb, leab, leclb, lpu), e outros.

O CESEEP integra também uma rede de cursos similares ao Curso de Verão, que se realizam em diferentes locais do país.

Curso Bíblico Ecumênico do ltel (Lins-SP) itellins@gmail.com

Flor e Canto – encontros ecumênicos de formação (Petrópolis-RJ) boi rede@terra.com. br