Entenda o painel Curso de Verão 2017

CV2017_painel_06bO Curso de Verão é sempre marcado por um painel que busca sintetizar, através da arte, o momento e o conteúdo que o Curso reflete. Neste ano, não poderia ser diferente. E o painel do 30º Curso de Verão – cujo tema é “Educar para a paz em tempos de injustiças e violência” – foi realizado pelos artistas Francisco Daniel e Anderson Augusto.

Veja a descrição do painel feita por Anderson Augusto:

“A dimensão circular do painel deste ano nos remete à igualdade; é convite à partilha na mesa, à relação horizontal, olho nos olhos. Também é o formato das nossas danças circulares, cirandas, fogueiras, terreiros, aldeias.

Os quatro rostos voltados para o centro são um convite à escuta e ao diálogo onde a riqueza está na diversidade de gênero e de etnia. Também representam os quatro pilares do Curso de Verão: Educação Popular, Ecumenismo, Mutirão e Arte.

 No centro, um círculo vermelho é símbolo das lutas, dos sofrimentos e violências. Sobre ele, uma dança/rito/celebração  de homens e mulheres com braços erguidos antecipa a vitória sobre todo tipo de opressão e seus medos. As pessoas estão no centro do painel, contra toda força de mercantilização e exploração da vida.

As pessoas estão mergulhadas em sementes de várias cores, frutos de toda a riqueza plantada no Curso de Verão nesses trinta anos. Como em um grande cesto essas sementes são ofertadas como nas muitas celebrações… As sementes são lançadas para fora, recordando o reflexo do Curso de Verão e o engajamento e compromisso de tantas pessoas em suas comunidades locais.

O fundo que une todos os elementos por grafismos indígenas e africanos nos recorda que a construção do novo é feita em redes, em mutirão.”

 

2018-07-12T22:13:07-03:00

Deixe um Comentário