Ecumenismo

A palavra ecumenismo tem origem na língua grega (oikoumene) e ela está ligada à tomada de consciência de que vivemos num mundo com muitos povos, com muitas culturas e com muita diversidade.

A teologia cristã utiliza a palavra ecumenismo para falar das iniciativas das igrejas cristãs para se aproximarem e estabelecerem relações de cooperação. Assim, ecumenismo é o conjunto de iniciativas das igrejas cristãs e de seus membros para promover a unidade entre as/os cristãs/aos.

No entanto, a palavra ecumenismo também pode ter um sentido mais amplo: o desejo profundo de construir a unidade no mundo, entre as culturas e, também, entre as religiões. Ser ecumênico, portanto, significa buscar a unidade e a construção de caminhos de solidariedade entre as pessoas e entre as religiões.

O Ceseep ao realizar as suas atividades envolve pessoas de diferentes igrejas cristãs e diferentes religiões com a convicção de que dessa forma contribui decisivamente tanto para o diálogo entre as igrejas e os cristãos/ãs quanto para o diálogo inter-religioso.

2018-09-12T15:39:04+00:00

Deixe um Comentário