Ivone Gebara fala aos monitores do Curso de Verão 2017 sobre religiões e emoção

50 monitores, no sábado e no domingo, 4 e 5 de junho, participaram do encontro de formação: “Educar para a paz em tempos de injustiças e violência” em preparação para o Curso de Verão 2017.

A formação contou com assessoria da teóloga Ivone Gebara, que falou sobre as “Religiões e emoções no atual contexto histórico do mundo”. “A religião trabalha exageradamente o lado emocional, mas sem ajudar a refletir sobre as emoções. As emoções sem uma reflexão sobre elas, para mostrar como a adesão que fazemos, por exemplo, para um caminho ou outro é marcada também por nossas emoções e nossa maneira de nos situarmos no mundo”, afirmou Ivone.

A teóloga destacou ainda que as pessoas querem que o milagre se realize, e o que significa querer que o milagre se realize, segundo a teóloga, “uma emoção mais imediatista, uma emoção que indica maior confiança em forças misteriosas do que na relação eu/tu/nós próprio da sociedade. Acreditam mais em uma hierarquia, em que o pastor tira os demônios e Deus cura de repente”.

Veja a íntegra da palestra da teóloga Ivone Gebara

 

2018-09-02T21:34:41+00:00

Deixe um Comentário